Viajando sem finesse: Amsterdam e Barcelona

Oi gente, como vão? Eu to numa nostalgia bonita fazendo esses posts sobre a viagem, fico vendo minhas fotos e querendo voltar no tempo (ou ganhar na loteria pra fazer tudo de novo!).

Hoje eu separei umas dicas (quase todas de comida, haha!) de Amsterdam, a primeira cidade que eu visitei fora da Inglaterra, e de Barcelona, minha quarta parada quando engatei no meu mochilão low cost expresso de duas semanas. Como fiquei só dois dias na primeira e não recolhi tantas dicas da segunda, resolvi juntá-las em um post só! :)

Vamo ver o que eu comi fiz nesses lugares?

Amsterdam

Bom, vocês todas sabem por que a cidade holandesa é famosa, mas como esse blog é um lugar de mulheres de respeito (NOT), vamos falar de comida. Todo lugar que eu procurava informações dizia que Amsterdam era absurda de cara, que achar comida boa lá era uma milagre e blá blá blá whiskas sachê. Pois bem: eu sou sortuda e gordinha tensa profissional e encontrei onde comer bem lá:

Roem: Eu e minha amiga entramos lá só porque achamos o lugar simpático e demos sorte. Ela comeu um hambúrguer delicioso com um montão de batata frita BEM boa (especialidade dos holandeses, pelo que diz a fama) e eu comi um bagel com cream cheese, salmão defumado, cebola roxa e alcaparras que custou no máximo €5 (barato pros padrões locais e o nível de delícia do negócio) e olha, me dá vontade de chorar só de lembrar.

SEU DELICIOSO!

Pois então que no segundo dia lá a minha amiga já tinha ido embora e eu estava sozinha, com muito frio numa ressaca do cão e querendo uma comfort food feliz. Voltei pra lá e pedi um pedaço de torta de maçã com chantilly e um chá de hortelã.

Mas realizem que é a melhor torta de maçã do mundo, crocante na medida, docinha na medida, com uma quantidade perfeita de canela. Absurdo! E o chá também é feito com as folhas de hortelã fresquinhas, que só deixa a bebida ainda mais deliciosa (e linda de se olhar!). Isso saiu por uns € 9. Novamente, não é barato, mas já disse que foi a melhor torta de maçã da minha vida? Então.

Convenci? Então corre lá. Fica na Prinsengracht, 126, bem em frente a um dos milhares de canais da cidade, então se o dia não estivar absolutamente congelante (raro, pelo que vi por lá), você pode sentar nas mesinhas lá fora e ver coisas como essa:

Hostel: Fiquei nesse hostel aqui. Ele fica numa região bacana (se bem que a cidade é tão pequena e tranquila que tudo é bacana), bem fácil de ir a pé pra estação central de trem. Não é dos mais baratos (€26 a diária num quarto com 6 meninas) mas é bem confortável e tem um café da manhã bem completinho e delicioso. É um hostel cristão (em Amsterdam, vamos parar pra pensar sobre o paradoxo) mas não tem nenhum incômodo pra quem não é ou qualquer coisa assim, o clima é bem tranquilo.

O que fazer? Ande pelas ruazinhas. As casas holandesas têm fama de terem janelas enormes e você confirma isso na prática. As cortinas ficam abertas e expõem o interior das casas. Eu, super curiosa, adorei! E o melhor (pra mim, ao menos): quase toda casa tem gatinhos. A crazy cat lady aqui amou! :)

Tem os de verdade...

... e os de mentirinha!

Ai, que saudade das partes que eu lembro de Amsterdam!

Barcelona

Barcelona é aquela coisa, museu a céu aberto, cidade de se andar com a cabeça sempre pra cima, de olho nos prédios fenomenais, que mostram que arquitetura é sim uma arte. Aliás, essa é minha primeira dica:

Sagrada Família: Eu não sou a maior fã de igrejas e não achei que ia me impressionar  com nenhuma depois de conhecer a Basilica de San Pietro, em Roma. Ainda assim, quase caí pra trás quando entrei na Sagrada Família. Não importa o tamanho da fila, do calor, do frio, da dureza financeira. Entre lá. É simplesmente embasbacante.

Xampanyeria Can Paixano: Isso é um muquifo. Um botequinho pé sujo. Um lugar onde cinco homens suados e gordos fazem dezenas de sanduíches sem parar e uma centena de neguinhos ficam em pé gritando e tentando ter seu pedido atendido, bebendo uma garrafa de cava. Sério, esse lugar mora no meu coração.

Os sanduíches são baratos (não tem nenhum por mais de €5, acho) e tem de linguiças de todo tipo, jamón, foie gras (pois é) e um monte de coisa. Não lembro qual pedi, mas era bom.

Se você não se importa com calor humano, falta de higiene pra sua comida e lugar pra sentar mas curte comida boa, bebida barata e diversão sem finesse, tá na mão. Fica na Calle Reina Cristina, 7, pertinho da praia e sem identificação, mas é fácil de achar. Encontre a multidão acumulada na porta.

E sim, o lugar sempre está cheio assim, não importa o horário.

Mucci’s: Conheci uns brasileiros no bar aí de cima e a menina, que mora em Barcelona, levou a gente nesse lugar depois. Eu já fui pra Argentina e pro Chile e já comi muita empanada nessa vida, mas nenhuma era tão boa quanto as desse lugar! Elas custavam uns €2,50, acho, e eram muuuuuuito gostosas. O lugar é bem simpático, um café tranquilo, mesmo. Fica na Carrer Bonsuccés, 10, bem pertinho da Plaça de Catalunya!

Hostel: Esse aqui. Perto da Plaça de Catalunya, dá pra ir caminhando pra praia, pertíssimo de uma estação de trem. O pessoal é mega simpático (me deram comida quando eu cheguei lá às três da manhã, por exemplo) e dão uma mão pra você planejar seus passeios, com dicas de transporte, itinerário, etc. O café da manhã é decente e é confortável. A região é feia, mas é tranquila, pelo que percebi. Minha diária ficou uns €26, mas tudo na região central de Barcelona é caro!

Pronto! Essas são as dicas que eu tenho por enquanto! No próximo post eu falo sobre as cidades que eu visitei na Itália, aquela linda! :)

por Julia

2 comentários

  1. Oi Julia! Estou pensando em conhecer Amsterda…e gostei da tua dica…to pensando em dar pulo em paris tambem, se tiver alguma dica me mande!!

Deixe um comentário

